Educar para Prevenir

Prevenção é uma questão de consciência. A Fundação Pró-Rim sabe disso e criou, em 2004, o programa Educar para Prevenir, que dissemina informações para prevenção de doenças crônicas e silenciosas.

É um trabalho que nos dá muito orgulho e satisfação. Tudo começou com um levantamento realizado na Fundação Pró-Rim, que concluiu que as pessoas chegam ao médico com a doença renal muito avançada, tarde demais para que as complicações sejam tratadas com sucesso. Vale lembrar que a grande maioria das doenças que atacam os rins é silenciosa. Uma pessoa pode perder sua função renal em até 80% com poucos sintomas.

Assim, idealizamos o programa Educar para Prevenir, que tem por objetivos:

- Educar a população em geral sobre como prevenir e detectar doenças crônicas e degenerativas (doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e doenças renais);

- Diagnosticar precocemente sinais e sintomas de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças renais;

- Educar e informar alunos de escolas públicas e privadas, funcionários de empresas e população carente sobre como prevenir as doenças crônicas e degenerativas, muito especialmente as que atacam os rins;

- Disseminar nas famílias por meio dos alunos e funcionários de empresas a importância da prevenção de doenças renais e cardiovasculares.

- Diminuição do custo do tratamento da insuficiência renal crônica no que se refere aos seus estágios finais (diálise e transplante) para o Ministério da Saúde, através da prevenção.

Conheça abaixo as áreas de atuação do Educar para Prevenir e veja como é possível levar informação de qualidade a um universo cada vez maior de pessoas.



 Empresas
O Educar para Prevenir desenvolve um conjunto de ações de vigilância e assistência, visando a proteção e a promoção da saúde do funcionário. Em conjunto com associações e núcleos empresariais, setores de recursos humanos, medicina do trabalho e CIPAs das empresas, realizamos ações educativas como: palestras, detecção e análise de fatores condicionantes dos agravos à saúde, aplicação do questionário de prevenção.

Resultados
- Propomos alternativas às empresas na promoção de ambiente e estilo de vida saudáveis aos colaboradores, de modo a retardar a incapacidade crônica, aumentar a expectativa de vida e elevar a motivação no trabalho.

- Oferecemos subsídios à implantação de programas de prevenção à saúde do trabalhador, tendo como interfaces eficiência, eficácia e efetividade nos trabalhos desenvolvidos.

Empresas Beneficiadas
Por meio do Programa Educar para Prevenir, diversas empresas têm sido beneficiadas, como Buschle & Lepper, Amanco, Schulz, Plasticoville, Centro Hospitalar Unimed, entre outras.



Escolas
Por meio de parcerias realizadas com a Secretaria de Educação de Joinville, Secretaria Estadual de Educação de SC e o Sindicato de Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, o Educar para Prevenir tem entrado em diversas escolas públicas e particulares, oferecendo aos alunos e professores um programa de educação preventiva único no Brasil. Além da palestra, os alunos dão continuidade ao assunto através de atividades interdisciplinares promovidas por professores de ciências, matemática e português em torno no questionário de prevenção que os alunos levam para casa. 


Associações, Entidades de Classe e Órgãos Governamentais 
Associações de moradores, clube de mães, polícia militar, SESC, clube de gestantes, associações de deficientes visuais, associações de funcionários públicos. Essas são algumas das entidades que já deram aos seus associados a oportunidade de saber mais sobre saúde renal e conscientizar-se sobre a importância da prevenção. 


Comunidades
Quanto maior o número de pessoas informadas e conscientizadas sobre a importância de se prevenir, melhor. Pensando nisso, o programa Educar para Prevenir tem levado orientações de saúde a população através de ações em parques (como por exemplo, o Ibirapuera, o parque do Carmo), estações de metrô em São Paulo, espaços nos supermercados, parcerias em campanhas de saúde e eventos locais, entre outros. Além disso, possui um ônibus que circula por diversos bairros de Joinville. 


Entre em contato conosco! Estamos prontos para levar a prevenção até você.



Contribua!
Diga SIM à vida
Saiba como ajudar a Fundação Pró-Rim a garantir um tratamento digno e eficiente aos pacientes renais.
Diga Sim! Faça sua contribuição
Pró Rim em números
Os números comprovam a excelência de nossos serviços e a busca constante pela qualidade.

  • Funcionários: 430
  • Pacientes sendo preparados para o transplante: 200

  • 2.971 alunos formados em todos os cursos do IPREPS até 2014
  • Atendimentos no Ambulatório de Transplantes: 4.901 (4.107 consultas pós-transplante; 601 consultas pré-transplante receptor; 193 consultas pré-transplante doador)

 

Receba Novidades

Cadastro realizado!

Central de Atendimento

0800 474546
sac@prorim.com.br
 
Unidade Joinville
Rua Xavier Arp, nº 15 Boa Vista
+55 (47) 3434-2090

Redes Sociais


Copyright 2014 - Fundação Pró Rim Mapa do site
 asdas