Notícias
19/04/2017
Dia do Índio e um alerta sobre a prevenção da doença renal
Devido à mudança de costumes da maioria das tribos indígenas no Brasil, alguns, infelizmente, adquiriram a doença renal crônica.

Hoje é comemorado o Dia do Índio e para marcar a data alertamos sobre a importância da prevenção da doença renal. Devido à mudança de costumes da maioria das tribos indígenas no Brasil, alguns, infelizmente, adquiriram a doença renal crônica.

Este é o caso do paciente Nileyso Sewasa Xerente, 27 anos, que realiza hemodiálise na Unidade Pró-Rim de Gurupi, no Tocantins, desde os 16 anos. Ele contou que após ficar muito doente foi encaminhado para a Casa do Índio, onde foram tomadas todas as providências e recebeu o diagnóstico que os seus rins haviam parado.

Nileyso fala o português com bastante dificuldade e para se comunicar com a equipe da Fundação Pró-Rim foi necessário falar bem devagar e até fazer algumas mímicas. No mais, ele explicou que vai à clínica para "limpar sangue", mas que sente saudades da aldeia onde morava com sua família, próxima de Palmas (TO). Jogar bola era o que ele mais gostava de fazer na aldeia e diz sentir falta.

A população indígena adoecendo, serve como reflexão sobre o modo de vida que todos nós estamos levando, com alimentação pouco saudável, falta de exercícios físicos, automedicação, entre outros tantos fatores desencadeadores de doenças. Fica aqui nosso registro para todos que se cuidem e tenham hábitos de vida saudáveis.

Aos índios, queremos parabenizá-los pelo seu dia e agradecer pelo valor em nossa história e cultura.

Feliz Dia do Índio!






Contribua!
Diga SIM à vida
Saiba como ajudar a Fundação Pró-Rim a garantir um tratamento digno e eficiente aos pacientes renais.
Diga Sim! Faça sua contribuição
Pró Rim em números
Os números comprovam a excelência de nossos serviços e a busca constante pela qualidade.

  • Estamos em 2º lugar na realização dos transplantes renais em Santa Catarina.
  • Atendimentos no Ambulatório de Transplantes: 5.330 (4.754 consultas pós-transplante; 546 consultas pré-transplante, orientações pós-transplante equipe multidisciplinar 2.220)

  • Pacientes renais em hemodiálise/ 2016: 593
  • Mais de 1 milhão de pessoas já disseram SIM à Pró-Rim

 

Receba Novidades

Cadastro realizado!

Central de Atendimento

 
Unidade Joinville
Rua Xavier Arp, nº 15 Boa Vista
+55 (47) 3431-3800

Redes Sociais


Copyright 2014 - Fundação Pró Rim Mapa do site
 asdas