Quase todos os dias existem notícias semelhantes a essas ” Um rim ‘criado’ em laboratório foi transplantado para animais onde começou a produzir urina”, afirmam cientistas norte-americanos.
A técnica, desenvolvida pelo Hospital Geral de Massachusetts foi apresentada em publicação da Revista Científica “Nature Medicine”. Os cientistas afirmam que ela representa uma enorme promessa.
O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão recentemente anunciou que cientistas americanos descobriram um centro de comando biológico para o processo de envelhecimento num local do cérebro chamado hipotálamo. O mecanismo, nas profundezas do cérebro de camundongos, mostrou ainda que pode ser ajustado para encurtar ou alongar a vida dos roedores.
São notícias que agitam o meio científico e que nos deixaram entusiasmados também aqui na Fundação Pró-Rim. Isso representa que no futuro nós provavelmente teremos mais rins para fazer transplantes e que o número de pacientes em hemodiálise diminuirá.
Muitas outras pesquisas apontam como prevenir várias doenças entre elas as cardiovasculares e renais. A somatória de prevenção e tratamento significa mais saúde. As pesquisas em nutrição tem descoberto o valor nutritivo dos alimentos, e também a sua eficácia na prevenção de doenças.
Alimentos ricos em fibras previnem, por exemplo, o câncer, os divertículos e pólipos intestinais. É amplamente divulgado que as pessoas em torno do mar Mediterrâneo vivem mais em razão da sua dieta. Peixe, óleo de oliva, tomate, frutas e legumes, massa e um cálice de vinho fazem parte dela.
São benéficas para as doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes, essas duas, importantes causas de doença renal.
O exercício físico tem um papel fundamental para a saúde e para a longevidade. Kenneth Cooper ficou famoso mundialmente por suas pesquisas nessa área. Quem diz: vou fazer um Cooper, esta dizendo que vai caminhar ou correr.
Seu nome, portanto, é sinônimo de exercício físico que aumentam as endorfinas que causam prazer e satisfação. “Mexer com o esqueleto” de alguma forma, emagrece, diminui o colesterol, aumenta as energias para o trabalho e da mais prazer de viver.
Quem sabe daqui a pouco teremos rins, fígados e corações fabricados em laboratórios e teremos “peças” sobressalentes para trocar no nosso corpo quando necessário.
É provável que os cientistas em breve vão regular a divisão celular e poderão promover a tão sonhada longevidade. Mas essa gloriosa visão de viver mais tem que ser com saúde. Assim, se precisarmos fazer uma operação de transplante, que seja num organismo mais preparado.
Para isso, temos que aprender a não agredi-lo com fumo, drogas ilícitas, poluentes e prevenir doenças com hábitos saudáveis desde a infância e juventude. Enquanto a pesquisa vai descobrindo coisas entusiasmantes nós temos aprendido a viver mais e melhor.
Por: Dr. José Aluísio Vieira – Fundador da Fundação Pró-Rim – Médico Nefrologista CRM/SC 1.423
Oferecemos tratamento digno, humanizado e de qualidade a milhares de pacientes renais.
Junte-se a nós, você também pode fazer a diferença na vida do paciente renal crônico.
Contribua!