A sala de hemodiálise do Complexo Vida Center da Fundação Pró-Rim se transformou na última terça-feira (04/04) em um espaço com música, risos e muita alegria, com a presença de dezenas de adolescentes. O motivo se deve à parceria estabelecida há cinco anos entre o Voluntariado da Pró-Rim e o Colégio Santos Anjos, que todos os anos recebe a visita de alunos aos doentes renais.
A partir desse contato, os adolescentes conhecem a realidade dos pacientes e passam a exercitar a generosidade, solidariedade e também a se colocar no lugar de alguém com a saúde fragilizada, explica a coordenadora do setor pastoral, professora Luciara Azevedo Baraúna. Segundo ela, quando os adolescentes entram em contato com esta realidade, passam a ser eles mesmos diante da responsabilidade de reanimar e devolver a esperança e a motivação a quem luta para viver.
Na prática significa que o jovem se sente útil e valorizado socialmente. Além disso, estes alunos se tornam multiplicadores e repassam a experiência aos demais colegas em sala de aula. Explica Luciara. Mas, o objetivo principal dos jovens foi levar solidariedade e conforto aos pacientes e, de quebra, presenteá-los com quitutes de Páscoa formulados por uma nutricionista da Instituição.
Os adolescentes cantaram, rezaram e conversaram muito com os pacientes, durante a sessão de hemodiálise. Ao final da visita, cada um deixou uma carta de motivação e esperança para um doente renal. Vitória Pereira se disse emocionada com o que presenciou e entendeu que tudo o que lhe preocupava, até então, são problemas muito pequenos diante do que enfrenta um paciente renal, que depende da máquina de hemodiálise para viver. “Percebi que tenho muito mais a agradecer do que ficar reclamando da vida. Além disso, compreendi também a importância de se cuidar da saúde, principalmente através da alimentação e hábitos saudáveis”, disse Vitória.
A aluna Júlia Stringari conta que a fé e a vontade de viver dos pacientes renais chamaram a sua atenção. “Achei uma experiência incrível e vou levar isso como aprendizado pelo resto da vida”, resume a estudante. Por sua vez, Luiza Menegueli Pereira revela que mencionou na carta entregue ao paciente “a necessidade de se fortalecer diante da doença e que a superação nos transforma em pessoas melhores”.
Matheus Nascimento conversou bastante com o paciente Anderson, que faz hemodiálise há 15 anos. O aluno garante que sentiu muita afinidade nesta conversa, principalmente sobre futebol. “Vim aqui com o propósito de ajudar e saio revigorado e muito agradecido por presenciar tanta vontade de viver”, revelou Matheus. Já o paciente Anderson, agradeceu o gesto dos alunos e diz que ficou reanimado com a presença deles.
A presidente do Voluntariado da Fundação Pró-Rim, Sônia Vieira destacou que neste encontro fica o sentimento de solidariedade, amor e muita paz. “Tudo isso ajuda os pacientes renais a enfrentar a doença com mais dignidade e a terem a certeza que outras pessoas também se preocupam com eles”, conclui Sônia. Na próxima sexta-feira está agendada a visita de outros grupos de alunos do Colégio Santos Anjos, em diversos horários.