Por iniciativa da Fundação Pró-Rim, as crianças do Jardim de Infância Contra turno, no bairro Costa e Silva, em Joinville (SC), participaram na última quinta-feira (26/07), de uma colônia de férias, que teve um dia destinado à prevenção de doenças renais. Elas fizeram atividades lúdicas sobre alimentação saudável, importância da ingestão de água e hábitos que devem ser corrigidos como o consumo excessivo de sal e segurar o xixi por muito tempo.
As atividades foram desenvolvidas pela enfermeira e coordenadora do controle de infecção e segurança do paciente, da Fundação Pró-Rim, Edilaine Vieira Fialek. Também compareceu o personagem Rinzito, um boneco que representa os rins e participou de brincadeiras com as crianças entre dois e oito anos.
De forma lúdica, crianças descobriram a importância dos rins.
Segundo Edilaine, o evento foi marcado pela alegria e interesse sobre os rins. “Para ilustrar os ensinamentos usamos balões de borracha como se fossem os rins e suco em pó para deixar a água com a cor da urina, além da necessidade de ir ao banheiro sempre que tiver vontade. Elas demonstraram vivo interesse e fizeram inúmeras perguntas. Foi gratificante participar deste momento inesquecível com estas 30 crianças”, avaliou Edilaine.
A professora Zenaide Kuhnem, coordenadora da escola, ficou surpresa com a repercussão do evento, também entre os familiares dos alunos. “Os pais relataram que as crianças estão empolgadas sobre o que aprenderam e ensinam em casa o que fazer para manter os rins saudáveis. A professora contou que o consumo de água aumentou entre os alunos”. Segundo ela, toda hora eles querem encher novamente a garrafinha. “É sinal que aprenderam a lição sobre os cuidados com os rins”.
Se a escola do seu filho também se interessa em abordar esse tema, entre em contato conosco!
Queremos levar a mensagem de prevenção às doenças renais e hábitos saudáveis para as crianças. Mande sua solicitação para o email relacionamento@prorim.org.br.
Oferecemos tratamento digno, humanizado e de qualidade a milhares de pacientes renais.
Junte-se a nós, você também pode fazer a diferença na vida do paciente renal crônico.
Contribua!