Serviços de saúde, orientações e divulgação nas redes sociais foram algumas das atividades realizadas na campanha.
A campanha do Dia Mundial do Rim deste ano, com o tema “Saúde dos Rins para Todos”, teve como objetivo informar a população sobre a prevenção às doenças renais e a realização do diagnóstico precoce destas enfermidades. Para disseminar essa mensagem, a Fundação Pró-Rim desenvolveu várias atividades em suas unidades de atendimento, nos estados de Santa Catarina e Tocantins.
A programação da campanha contou com palestra, ações de panfletagem, serviços de saúde com triagem e orientações dos profissionais. A campanha atingiu cerca de 3 mil pessoas, sendo realizadas nas cidades catarinenses Joinville, Mafra, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul, e no estado do Tocantins em Palmas e Gurupi.
Além disso, a equipe da Pró-Rim participou de entrevistas em emissoras de TV e nas rádios, em âmbito nacional e regional. Também foram realizadas parcerias de comunicação como a veiculação de anúncio nacional pela Editora Abril, na Revista Veja, e regional com a Revista Duo. A parceria com a empresa Gidion, operadora do transporte coletivo urbano de Joinville, divulgou a campanha aos usuários por meio de cartazes nos coletivos.
No dia 14 de março, mais de 250 pessoas participaram da ação realizada na Praça da Bandeira em Joinville (SC). A população teve a oportunidade de fazer o exame de creatinina, oferecido pelo Laboratório Werner – parceiro da ação, aferir a pressão arterial com os alunos do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde – IPREPS, verificar a acuidade visual com a Ótica São José, além de receber orientações sobre as doenças renais com os profissionais da Pró-Rim. Durante a ação, também foram oferecidas massagens aos participantes e a venda dos produtos sociais da Pró-Rim. Com o resultado dos exames, as pessoas que apresentarem alteração de cretinina receberão orientações da equipe da instituição sobre o procedimento médico.
A divulgação da campanha se estendeu às redes sociais com a publicação de material informativo e orientações. O hotsite www.diamundialdorim.com.br também apresentou conteúdos exclusivos da campanha, além da programação das atividades da Pró-Rim. Os internautas tiraram suas dúvidas sobre as doenças renais, causas e tratamentos com a transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram com o Dr. Marcos Alexandre Vieira, médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim.
Confira todas as fotos da campanha no site www.diamundialdorim.com.br.