As redes sociais são ferramentas poderosas para disseminação de informações e relacionamento. Com presença no Orkut, Facebook e Twitter há cinco meses, a Fundação Pró-Rim possui atualmente uma rede de 2.880 amigos, número que cresce diariamente.
Entre eles está José Gilberto Tissei, 53 anos, dono do perfil @doadordeorgaos no Twittter e Facebook, com mais de 14.000 seguidores. Seu objetivo é divulgar toda e qualquer informação, notícia ou campanha sobre o assunto, contribuindo para a conscientização das pessoas a respeito da doação de órgãos.
Para compartilhar experiências e trocar informações, Gilberto foi convidado a dar uma palestra para a equipe multidisciplinar da Pró-Rim e a participar do I Encontro de Pacientes Renais 2.0, no último dia 4. Paciente renal em hemodiálise há 10 anos, Gilberto conta que sentia falta de informações na internet e por isso resolveu criar o perfil. “Meu trabalho é totalmente voluntário, me sinto muito bem podendo ajudar as pessoas. É minha paixão”, afirma.
Analista de sistemas aposentado, Gilberto é casado, tem 4 filhas e 1 neto. Seu primeiro transplante não foi bem sucedido e, desde 2002, está na lista do Paraná. “É difícil prever a partir de quando comecei ter problemas renais. Sabia que tinha problemas de hipertensão, mas não dava muita importância, assim como também desconhecia as consequências desta doença à saúde dos meus rins”, diz.
Um dia de muito aprendizado
Gilberto já conhecia a Fundação Pró-Rim, principalmente a unidade de hemodiálise em Balneário Camboriú. “Muita gente de Curitiba passa as férias em Balneário e faz hemodiálise de trânsito na Pró-Rim. Um amigo meu até se mudou pra lá definitivamente”, conta.
Dr. José Aluísio Vieira, fundador da Pró-Rim, agradeceu a visita de Gilberto: “você é um homem predestinado a ajudar muitas vidas”. Dr. Marcos Vieira, diretor Clínico, completou: “Ninguém é seguido por tantas pessoas por acaso. Nós aprendemos muito e já estamos colhendo os frutos”.
“Foi muito gratificante a palestra sobre doação de órgãos e redes sociais, uma experiência singular na minha vida. Obrigado a todos pela acolhida”, conclui Gilberto.
Estratégia e foco
{{imagem:gilberto3}}
Para fazer com que as informações sobre doação de órgãos cheguem a um número cada vez maior de pessoas, Gilberto utiliza estratégias simples e eficazes. Elas podem ser úteis a todos que têm uma causa ou objetivo definido para atuação nas redes sociais. Clique na imagem ao lado para ler:
{{galeria:gilberto}}
Oferecemos tratamento digno, humanizado e de qualidade a milhares de pacientes renais.
Junte-se a nós, você também pode fazer a diferença na vida do paciente renal crônico.
Contribua!