Muita arte, beleza, voluntariado e interação marcou a Semana do Renal 2015 realizada de 25 a 31 de outubro em todas as unidades da Pró-Rim de o Centro de Tratamento de Pacientes. Realizado anualmente, o principal objetivo do evento foi promover interação, descontração e disseminação de informações aos pacientes renais crônicos das unidades.
Fez parte da programação Missa de Ação de Graças, Bate-papo com o Renal Crônico sobre Qualidade de Vida, Dia da Beleza aos pacientes renais e Arte na Hemodiálise foram as principais atividades que envolveram as unidades nessa semana.
“Tentamos promover nesta semana mais conhecimento, melhorias no tratamento, confraternização e um ambiente fraterno de cuidado e amor ao próximo. Momento em que nos reunimos com os pacientes para discutir como melhorar o tratamento, trazer inovações e ter qualidade de vida, mesmo com um problema tão grave”, explica o presidente Dr. Marcos Alexandre Vieira.
A paciente Nathalia Bertolino dos Santos, 26 anos, aprovou as atividades especialmente a que envolveu música: “foi bacana ter a interação da música com os pacientes na sala de hemodiálise, achei animado, pessoal participou, deixou o dia mais alegre”, comentou e ainda deu uma dica para o próximo ano “acho que pessoal também iria gostar de jogar bingo”.
CONFIRA MAIS DETALHES ABAIXO DAS AÇÕES REALIZADAS
Missa de Ação de Graças: para agradecer pelo dom da vida!
Para abrir a programação da Semana do Renal Crônico, no último domingo, 25/10, pacientes, profissionais e seus familiares celebraram uma Missa de Ação de Graças com o intuito de agradecer a Deus pelos trabalhos realizados. A celebração foi realizada na Catedral São Francisco Xavier, presidida pelo Padre Jorginho.
Toda a liturgia da missa foi feita pelos próprios funcionários e pacientes da Pró-Rim. Um dos momentos marcantes foi o Ofertório, no qual são apresentados vários símbolos relacionados ao trabalho da Pró-Rim. Estetoscópio, filtro de hemodiálise, livro na área de Enfermagem, head fone usado pelo Call Center, uma caixa com pedidos de orações coletadas durante a semana foram alguns dos instrumentos. Além disso, pacientes renais de diversos estados do Brasil que se tratam na Pró-Rim entraram com suas bandeiras, representando todos os pacientes atendidos pela instituição. A comunidade aplaudiu em pé esse momento, que foi conduzido com a fala do Presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos A. Vieira.
Ao término da missa, o Padre Jorginho convidou a todos os pacientes e profissionais para dirigirem-se ao altar e destacou o trabalho realizado pela instituição. “Deus quer que tenhamos vida em abundância e a Pró-Rim cumpre o seu papel de Salvar Vidas e vem todos os anos aqui para agradecer pelo trabalho”, destacou o pároco. A celebração foi encerrada quando a assistente social Olinda Rezende deixou uma mensagem e em seguida foi tocada a música “Sou teu anjo aqui” que transmite bastante o sentido do papel social da Pró-Rim junto aos seus pacientes.
Celebrações também ocorrem em demais unidades
Este ano, pela primeira vez a Missa de Ação de Graças da Pró-Rim deixou de acontecer somente em Joinville, cidade de sua matriz e foi realizada também nas demais cidades em que presta atendimento próprio ou por parceria.
A unidade parceira de Jaraguá do Sul celebrou a missa de Ação de Graças na Matriz São Sebastião e contou com a presença de pacientes, profissionais e familiares. As preces da comunidade foram lidas pela técnica de enfermagem Roberta de Oliveira Henriques e pelo paciente renal Jair Correia. No mesmo dia, os pacientes e profissionais da unidade de São Bento do Sul celebraram a Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz da cidade. Em Mafra a missa foi realizada na Igreja Sagrada Família e também contou com o envolvimento de pacientes e profissionais.
Bate-papo com o Renal Crônico sobre Qualidade de Vida
Para completar a programação da Semana do Renal, profissionais da Pró-Rim organizaram pequenas rodas de bate papo entre equipe multidisciplinar e pacientes da hemodiálise e transplante. Pacientes contaram suas histórias dando depoimentos de como conciliam o tratamento com o dia a dia, alimentação, práticas de esporte, hobbyes entre tantas outras histórias. O paciente Adelino Ziebarth por exemplo é transplantado e compartilhou com os demais colegas que o mais importante durante todo o tratamento, seja na hemodiálise como no pós transplante é seguir todas as orientações médicas “sempre tomo os medicamentos na hora correta, me alimento como devo, seguindo todas as prescrições médicas, assim sempre me sinto muito bem”.
Arte movimenta hemodiálise durante Semana do Renal
Na mesma semana e para encerrar com chave de ouro foi montada uma escala de apresentações na hemodiálise, cantores voluntários se propuseram a passar 40 minutos cantando e trazendo alegria para as salas de hemodiálise.
Ao todo mais de 20 músicos participaram e as apresentações variaram de voz e violão, bateria e até orquestra conforme realizado em Gurupi no Tocantins pela Orquestra Jovem de Cordas Sheila Carvalho e também em Jaraguá do Sul/SC os professores e alunos da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul. Uma surpresa e tanto para os pacientes da hemodiálise. “Toda a programação foi muito boa, pudemos receber muitas informações, tirar dúvidas e com certeza ouvir música durante a hemodiálise foi muito agradável”, comentou o paciente José Luiz da Silva, que realiza hemodiálise há 4 anos na Unidade Gurupi/TO.
Em Joinville os pacientes renais da Fundação Pró-Rim receberam também a baterista mirim Dudinha, recentemente destaque na mídia, foi especialmente para se apresentar na Semana do Renal Crônico. Eduarda andou pelos corredores e conversou com todos os pacientes e profissionais da Pró-Rim levando sua simpatia e alegria.
Dia da Beleza
O Dia da Beleza foi marcado por belos sorrisos de gratidão e amor tanto dos pacientes que receberam serviços gratuitos quanto dos parceiros que fizeram este trabalho voluntariamente.
Foram dois dias e vários parceiros que dispuseram do dia de um dia de trabalho para atender gratuitamente os pacientes da Pró-Rim em diversas Unidades. A ação é organizada pelo setor de Voluntariado há quatro anos, neste ano, foi vinculada à programação da semana do paciente renal. Foram realizados corte de cabelo (feminino e masculino), escova, manicure, maquiagem, limpeza de pele e exames de teste de visão. Os profissionais da Pró-Rim buscaram em suas cidades profissionais do ramo que pudessem realizar esse trabalho voluntariamente e o resultado foi um show de transformações e pacientes felizes.
Em São Bento do Sul foi realizada uma parceria com a loja O Boticário que deslocou uma equipe com seis consultoras para fazer maquiagem nos pacientes: “foi uma tarde muito especial, todos adoraram”, comentou a enfermeira Margarete Tholl que conseguiu a parceria com o Boticário.
NOSSOS AGRADECIMENTOS
Em nome de todos os pacientes da Pró-Rim, parabenizamos e agradecemos todos os voluntários que participaram da semana do paciente renal.