Se você é diabético, saiba que os cuidados com os pés são muito importantes para evitar lesões nos membros. Selecionamos 12 dicas para você cuidar bem dos seus pés, confira:
- Inspecione os pés diariamente: Procure por atrito, inchaço, cortes, feridas, bolhas, calos.
- Verifique as unhas: Se as unhas estão de cor escura, com um aspecto laminar ou espessada, pode indicar que existe infecção.
- Monitore mudanças na temperatura e cor da pele: Um pé frio, azulado ou pálido pode indicar má circulação; enquanto que um aumento incomum na temperatura ou vermelhidão pode estar relacionado com inflamação da área ou até mesmo uma infecção.
- Evite cortar as unhas: Devem ser lixadas com lixa de papelão, pelo menos uma vez por semana. Cortar as unhas demais ou cortar os cantos pode fazer com que cresçam em direção à pele (unhas encravadas), que pode favorecer a infecção.
- Não use lâminas, calicidas ou produtos irritantes: Não abra as bolhas e não corte as cutículas. Se você tem calos, consulte um podólogo especializado.
- Lave seus pés todos os dias: Com água morna e sabão neutro. Seque bem aplicando pressão, mas sem esfregar (pode machucar a pele). Principalmente entre dedos.
- Aplique hidratante: mas nunca entre os dedos. Mantenha a pele saudável e hidratada, especialmente em pés secos e rachados, ajuda a prevenir lesões e infecções.

- Use sapatos confortáveis: o calçado deve ser confortável e não pressionar os dedos.
- Evite saltos altos e pontiagudos. Evite sapatos abertos (chinelos, sandálias).
- Não ande descalço: Nem na praia nem em casa, especialmente em superfícies quentes.
- Nem quente nem frio: Não coloque cobertores elétricos, bolsas de água quente
ou gelo em contato com os pés. Use meias à noite se seus pés estiverem frios. Nunca seque seus pés com um secador de cabelos.
- Exercite-se regularmente: Você deve se exercitar com frequência, a menos que seja contraindicado pelo seu médico. Por exemplo, caminhar meia hora por dia melhorará a circulação sanguínea em seus pés. Consuma alimentos saudáveis e controle os níveis de açúcar.
Saiba mais sobre o diabetes:
– Diagnóstico do Diabetes: como prevenir e evitar a doença
– Diabetes tipo 1 e tipo 2: Qual o mais comum, diferenças e qual o mais perigoso?
– Paciente renal diabético: como evitar as complicações do diabetes
Atualizado em 11/05/2022.
Comunicação – Fundação Pró-Rim
