As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína). Além de disso, são responsáveis por transportar várias substâncias como nutrientes e medicamentos através do sangue.
Elas estão presentes principalmente nas carnes vermelha e branca, no leite e seus derivados, na clara do ovo e nas leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, entre outros.
As proteínas devem estar presentes na dieta diária, mas cuidado para não exagerar no consumo.
Pacientes em hemodiálise precisam de uma quantidade maior, mas não exagerada, de proteínas. Uma dica é incluir uma porção de algum alimento rico em proteína em cada refeição. A falta desse nutriente pode causar fraqueza muscular e diminuir a imunidade.
– Receita de Escondidinho de Abóbora com Carne. Confira essa deliciosa receita.
Já aqueles que possuem insuficiência renal, mas não estão em hemodiálise, devem ter uma ingestão reduzida. A quantidade varia de paciente para paciente, por isso, se faz necessário o acompanhamento nutricional durante todo o tratamento.
ATENÇÃO: o excesso de proteína pode prejudicar os rins! Evite exagerar no consumo e nunca use suplementos alimentares sem consultar um profissional nutricionista.
– Suplementos alimentares podem prejudicar os rins.
– Por que devo consultar um nutricionista? Leia aqui a matéria.
Oferecemos tratamento digno, humanizado e de qualidade a milhares de pacientes renais.
Junte-se a nós, você também pode fazer a diferença na vida do paciente renal crônico.
Contribua!